A endometriose ocorre quando o tecido endometrial, que normalmente reveste a parte interna do útero, é encontrado fora do órgão. Pode acometer ovários, cavidade pélvica e também outros locais.
Quando isso ocorre, torna-se uma condição inflamatória que pode levar a dores intensas especialmente nos períodos menstruais.
👉🏼 A cirurgia para endometriose está indicada quando apresentar sintomas graves e que possam interferir diretamente na qualidade de vida da mulher, normalmente quando o tratamento com medicamentos não é mais suficiente ou quando se torna uma causa de infertilidade.
Existem dois tipos de cirurgia:
✅ A cirurgia conservadora: quando se preserva a fertilidade da mulher, sendo removidos apenas os focos de endometriose e as aderências;
✅ E a cirurgia definitiva: indicada quando o tratamento com medicamentos ou cirurgia conservadora não é mais suficiente, sendo muitas vezes necessário remover o útero e/ou ovários.
A cirurgia de endometriose é feita normalmente pelo método minimamente invasivo, a videolaparoscopia! Que permite uma recuperação mais rápida e mínimas cicatrizes cirúrgicas.